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SON-R - 2 1/2 7 - Kit Completo - Teste Não Verbal De Inteligência

Autor: Jacob A. Laros
Autor: Peter J. Tellegen
Autor: Girlene R. De Jesus
Autor: Camila Akemi Karino

SON-R - 2 1/2 7 - Kit Completo - Teste Não Verbal De Inteligência

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Caso isso aconteça, não haverá cobrança de qualquer custo adicional e o prazo de entrega estabelecido na compra será mantido.

Sinopse

O SON-R 2½-7 [a] é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral.
Seu objetivo é a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, através de quatro subtestes, que avaliam habilidades espaciais e viso-motoras e raciocínio abstrato e concreto.

Difere de outros testes não-verbais para crianças, na sua combinação de:
- Abordagem amigável - no estilo de administração e na atratividade dos materiais;
- Pessoal - aplicado de acordo com a particularidade de cada criança;
- Variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal.

Os subtestes podem ser agrupados em dois tipos: Testes de raciocínio (Categorias e Situações) e testes de execução com enfoque espacial e viso-motor (Mosaicos e Padrões).
Portanto, esse teste pode servir tanto como primeira opção, quanto como um segundo teste nos casos em que decisões importantes precisam ser tomadas ou se a validade do primeiro teste for duvidosa.

• Público-Alvo
O instrumento é destinado à indivíduos entre 02 anos e meio à 7 anos e 11 meses.

O teste foi desenvolvido especialmente para reduzir a influência do fator verbal e da escolaridade na avaliação das habilidades cognitivas, desta forma, a sua aplicação é adequada para:
- Crianças com dificuldades auditivas;
- Crianças com problemas de linguagem;
- Autismo e transtornos de desenvolvimento;
- Imigrantes cuja a primeira língua é diferente da falada no lugar de moradia.

• Aplicação:
O SON-R 2½-7 [a] deve ser administrado individualmente e leva aproximadamente 40 minutos (incluindo pequenas pausas entre os subtestes). As instruções para aplicação podem ser dadas e forma verbal ou não-verbal. Esta decisão será adaptada de acordo com a habilidade comunicativa de cada criança, permitindo que o teste seja administrado da forma mais natural possível.

• Contexto:
Educacional, Clínico, Neuropsicológico e demais áreas onde o propósito é fazer uma avaliação da cognição.

• Normatização:
O estudo de normatização incluiu 1.200 crianças de todas as regiões brasileiras e com representantes de diversos extratos socieconômicos do país! Foi realizado um estudo empírico com uma amostra de crianças com surdez profunda. E houve adequação do conteúdo para a realidade brasileira.

• Correção:
Manual ou informatizada através de software incluso no kit, disponível para Windows 98, Me, NT, 2000, XP, Vista, Windows 7.
A versão Informatizada disponibiliza o QI padronizado com efeito Flynn
Estudos mostram, que nos países ocidentais, há um aumento da inteligência, sendo assim, estima-se que este efeito aumentará a pontuação em cerca de 10 pontos no QI em 30 anos. Com base nesta estimativa, o QI* é calculado.
Para realizar o cálculo, o programa utiliza a diferença entre o ano que o teste foi aplicado e o ano em que a padronização ocorreu, dividido por 3 e depois este valor é arredondado.



Difere de outros testes não-verbais para crianças, na sua combinação de:
- abordagem amigável - no estilo de administração e na atratividade dos materiais;
- pessoal - aplicado de acordo com a particularidade de cada criança
- variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal.

Composto por quatro subtestes: Mosaico, Categorias, Situações e Padrões, sendo estes direcionados para a resolução de problemas que requerem raciocínio espacial e para a habilidade de raciocinar de forma abstrata e concreta.

O desempenho no teste depende mais da habilidade em descobrir métodos e regras e aplicá-los a novas situações, do que do conhecimento previamente adquirido. Sendo assim, o teste SON-R 2 1/2 – 7, busca mensurar a denominada “inteligência fluída”, compreendida como a habilidade de adaptação, de resolver problemas e de aprender, ao invés da “inteligência cristalizada”, que se refere a conhecimentos adquiridos e experiências. Entretanto, isso não quer dizer que a experiência obtida anteriormente pela criança não influencie na sua habilidade de resolver os problemas.

Este instrumento pode servir tanto como primeira opção, quanto como um segundo teste nos casos em que decisões importantes precisam ser tomadas ou se a validade do primeiro teste for duvidosa.

Umas das principais vantagens do SON-R 2 1/2-7 [a] é que ele permite uma avaliação ampla do funcionamento mental da criança, sem depender de habilidades linguísticas, através de tarefas bastante diversificadas. Isso o torna adequado também às crianças que têm necessidades especiais na linguagem, fala ou comunicação, como por exemplo, crianças com deficiências como surdez, autismo e transtornos de desenvolvimento social. Além disso, o teste é adequado para imigrantes cuja primeira língua é diferente da falada no lugar de moradia. Sendo também adequado para pesquisas internacionais e transculturais.

O SON-R é recomendado, ainda, às crianças menos dotadas, com atrasos no desenvolvimento cognitivo e/ou que são difíceis de testar, pois os materiais são atrativos, as tarefas são diversificadas, diversos exemplos são fornecidos e é dada à criança a oportunidade de ser ativa, além de ser disponibilizada ajuda nas respostas incorretas e das regras para interrupção serem limitadas a aplicação de itens mais difíceis. Em contrapartida, é menos apropriado para crianças portadoras de deficiências visuais ou motoras.

As instruções para aplicação do SON-R mostram muita flexibilidade, podendo ser dadas de forma verbal ou não-verbal. Esta decisão será adaptada de acordo com a habilidade comunicativa, a idade ou o nível cognitivo de cada criança, permitindo que o teste seja administrado da forma mais natural possível. As instruções devem seguir rigorosamente o manual.

/>Kit Composto por:

01 Maleta de madeira
01 Manual
10 Cadernos subteste Padrão com cartolina amarela (descartável)
01 Caderno aplicação subteste Categorias (reutilizável)
01 Cartolina amarela para subteste Categorias (reutilizável)
01 Caixa madeira com cartões para subtestes Categorias
e Situações (reutilizável)
01 Caderno aplicação para subteste Situações (reutilizável)
01 Cartolina amarela para subteste Situações (reutilizável)
01 Caderno de aplicação subteste Mosaico (reutilizável)
02 Molduras cinza subteste Mosaico (reutilizável)
01 Caixa com 3 compartimentos e tampas individuais contendo conjunto de
quadrados (8 vermelhos, 8 amarelos e 9 vermelhos/amarelos) (reutilizável)
01 Caixa madeira para itens subteste Mosaico (reutilizável)
01 pen-drive para correção informatizada
10 Folhas de registro
01 Borracha
01 Apontador
02 Lápis

Ficha Técnica

Editora: HOGREFE

Especialidade: TESTES PSICOLÓGICOS, INTELIGÊNCIA, AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL E ADOLESCENTE

ISBN: 9788585439217

Páginas: 0000

Ano: 2015

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

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