Livraria do Psicologo e Educador: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL A PARTIR DE R$119

PARCELE SUAS COMPRAS EM ATÉ 12x SEM JUROS

5% DE DESCONTO NO PIX OU BOLETO

EMOCOES E SENTIMENTOS

Autor: JAIME ZORZI

EMOCOES E SENTIMENTOS

Avise-me quando disponível

Sinopse

Atividades ilustradas que levam as crianças a perceber, refletir e falar sobre o complexo universo das emoções e dos sentimentos.
50 figuras ilustradas abordando sentimentos e emoções como a alegria, a surpresa, o medo, a repulsa, a raiva, a tristeza, a curiosidade e a intencionalidade das ações

O jogo está dividido em 9 blocos de atividades temáticas:
Alegria/felicidade: 5 figuras
Alegria/surpresa: 5 figuras
Curiosidade/interesse: 5 figuras
Medo: 5 figuras
Repulsa/nojo: 5 figuras
Raiva: 5 figuras
Tristeza: 5 figuras
Vergonha: 5 figuras
Incidentes: 10 figuras (5 pares) que ilustram cenas de reações provocadas de forma não intencional
As emoções e sentimentos são experiências subjetivas que correspondem a comportamentos complexos desencadeados por respostas a estímulos de diferentes naturezas: uma notícia que chega até nós, um fato que observamos, um pensamento que nos vem à mente e tantos outros. Estas sensações fazem parte da vida de todos nós e, a todo o momento, dependendo da situação, podemos ter as mais diversas reações como a alegria, a tristeza, o medo, a repulsa, a raiva, a vergonha, a surpresa e a curiosidade.
Presentes no dia a dia de nossas vidas, várias são as funções das emoções e dos sentimentos: preparam e motivam as pessoas para agir; permitem avaliar as condições de uma situação ambiental; têm grande influência no controle das relações sociais, além de serem formas de expressão que ajudam a avaliar o que outras pessoas podem estar pensando ou sentido. Embora sejam experiências subjetivas, as emoções e sentimentos se expressam, nem sempre de forma consciente, nos gestos, atitudes, reações e na fala das pessoas.
Ao lado de habilidades cognitivas ou intelectuais, desenvolver nas crianças capacidades sócio emocionais que lhes permitam perceber, identificar e compreender os próprios sentimentos e emoções, assim como avaliar e refletir sobre o que o outros sentem, é de fundamental importância para garantir um desenvolvimento amplo e de alta demanda para um saudável funcionamento mental. Este é o objetivo de EMOÇÕES E SENTIMENTOS.

Sugestões para a realização das atividades:

Explore um tema de cada vez, separando as figuras correspondentes, como por exemplo, as 5 figuras que falam sobre alegria/felicidade;
Peça para que a criança descreva cada uma das cenas que ela observa, narrando o que está acontecendo;
Leve a criança a observar as faces e o corpos dos personagens (humanos e não humanos) para procurar descobrir o que eles estão sentindo;
Pergunte para a criança como foi que ela descobriu qual a emoção ou sentimento que está sendo manifestado. O que no corpo ou face do personagem revela tal reação?
Pergunte se a criança já vivenciou esses sentimentos ou emoções. Quando eles ocorreram?
Dialogue com a criança sobre cada um desses tópicos: quando ocorrem, como podemos perceber o que está acontecendo;
Leve a criança a refletir sobre as causas desses sentimentos e emoções: por que eles ocorrem;
Importante levar a uma reflexão de como podemos controlar tais reações em nós mesmos e como podemos agir quando são outras pessoas que estão manifestando as mais diversas emoções e sentimentos;
Peça para que a criança “faça de conta”, expressando com sua face e corpo, que está vivenciando os vários sentimentos ou emoções que estão em pauta;
Os pares de figuras denominadas “Incidentes” permitem uma reflexão sobre a intencionalidade, ou acaso, de determinadas ações que acabam por afetar outras pessoas. Por exemplo, ao tropeçar em uma pedra, um menino acaba por empurrar outra criança, assustando-a e deixando-a zangada. Porém, o menino que tropeçou não teve a intenção de empurrar a outra criança, ou seja, o comportamento não foi proposital ou intencional.
Aproveite as oportunidades para conversar sobre o ato de se desculpar, de pedir perdão e outros comportamentos que buscam reequilibrar ou apaziguar relações entre as pessoas.

Ficha Técnica

Editora: PHONICS EDITORA E COMUNICACAO

Especialidade: Jogos Terapêuticos

ISBN: 9790090004880

Páginas: 0000

Ano: 2018

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

Inscreva-se e fique por dentro das novidades