Livraria do Psicologo e Educador: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL A PARTIR DE R$119

PARCELE SUAS COMPRAS EM ATÉ 12x SEM JUROS

5% DE DESCONTO NO PIX OU BOLETO

TCLPP - TESTE DE COMPETENCIA DE LEITURA - MANUAL

Autor: FERNANDO C. CAPOVILLA
Autor: ALESSANDRA G. S. CAPOVILLA

TCLPP - TESTE DE COMPETENCIA DE LEITURA - MANUAL

Avise-me quando disponível

Sinopse

O TCLPP é instrumento psicométrico e neuropsicológico cognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas, e servir de coadjuvante para diagnóstico diferencial de distúrbios de aquisição de leitura. Este manual traz o caderno completo de aplicação normatizado e validado para o Ensino Fundamental. Consiste em oito itens de treino e 70 itens de teste, cada qual composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i.e., pseudopalavra) ou semânticos (i.e., palavra associada à figura incompatível com ela). As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade permitindo identificar a zona de desenvolvimento proximal.O TCLPP permite interpretar os dados do padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfico, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (ideovisual ou logográfica, perilexical ou fonológica, lexical) prevalecentes. Fornece visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dificuldade específica. Para isso, compara o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras. O processamento cognitivo desse material psicolinguístico requer diferentes competências, como a estratégia ideovisual ou logográfica, a estratégia fonológica ou perilexical, e a estratégia lexical, que se desenvolvem nas etapas logográfica, alfabética e ortográfica, respectivamente.Comparando o desempenho do examinando sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, o TCLPP identifica o estágio de desenvolvimento de leitura do examinando e seu grau de proficiência em cada um dos três tipos de processamento: ideovisual ou logográfico, perilexical ou fonológico por decodificação grafofonêmica, e lexical ou por reconhecimento visual direto assistido por decodificação grafofonêmica eventual.

Ficha Técnica

Editora: MEMNON

Especialidade: TESTES PSICOLÓGICOS, AVALIACAO PSICOPEDAGÓGICA, AVALIACAO PSICOPEDAGÓGICA

ISBN: 9788579540110

Páginas: 0083

Ano: 2011

Edição: 1

Inscreva-se e fique por dentro das novidades