Autor: Jacob A. Laros
Autor: Peter J. Tellegen
Autor: Girlene R. De Jesus
Autor: Camila Akemi Karino
SON-R - 10 Cadernos Padrões - Teste Não Verbal De Inteligência
Avise-me quando disponível
• O SON-R 2½-7 [a] é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral.
Seu objetivo é a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, através de quatro subtestes, que avaliam habilidades espaciais e viso-motoras e raciocínio abstrato e concreto.
Difere de outros testes não-verbais para crianças, na sua combinação de:
- Abordagem amigável - no estilo de administração e na atratividade dos materiais;
- Pessoal - aplicado de acordo com a particularidade de cada criança;
- Variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal.
Os subtestes podem ser agrupados em dois tipos: Testes de raciocínio (Categorias e Situações) e testes de execução com enfoque espacial e viso-motor (Mosaicos e Padrões).
Portanto, esse teste pode servir tanto como primeira opção, quanto como um segundo teste nos casos em que decisões importantes precisam ser tomadas ou se a validade do primeiro teste for duvidosa.
• Público-Alvo
O instrumento é destinado à indivíduos entre 02 anos e meio à 7 anos e 11 meses.
O teste foi desenvolvido especialmente para reduzir a influência do fator verbal e da escolaridade na avaliação das habilidades cognitivas, desta forma, a sua aplicação é adequada para:
- Crianças com dificuldades auditivas;
- Crianças com problemas de linguagem;
- Autismo e transtornos de desenvolvimento;
- Imigrantes cuja a primeira língua é diferente da falada no lugar de moradia.
• Aplicação:
O SON-R 2½-7 [a] deve ser administrado individualmente e leva aproximadamente 40 minutos (incluindo pequenas pausas entre os subtestes). As instruções para aplicação podem ser dadas e forma verbal ou não-verbal. Esta decisão será adaptada de acordo com a habilidade comunicativa de cada criança, permitindo que o teste seja administrado da forma mais natural possível.
• Contexto:
Educacional, Clínico, Neuropsicológico e demais áreas onde o propósito é fazer uma avaliação da cognição.
• Normatização:
O estudo de normatização incluiu 1.200 crianças de todas as regiões brasileiras e com representantes de diversos extratos socieconômicos do país! Foi realizado um estudo empírico com uma amostra de crianças com surdez profunda. E houve adequação do conteúdo para a realidade brasileira.
• Correção:
Manual ou informatizada através de software incluso no kit, disponível para Windows 98, Me, NT, 2000, XP, Vista, Windows 7.
A versão Informatizada disponibiliza o QI padronizado com efeito Flynn
Estudos mostram, que nos países ocidentais, há um aumento da inteligência, sendo assim, estima-se que este efeito aumentará a pontuação em cerca de 10 pontos no QI em 30 anos. Com base nesta estimativa, o QI* é calculado.
Para realizar o cálculo, o programa utiliza a diferença entre o ano que o teste foi aplicado e o ano em que a padronização ocorreu, dividido por 3 e depois este valor é arredondado.
Ficha Técnica
Editora: HOGREFE
Especialidade: TESTES PSICOLÓGICOS, INTELIGÊNCIA, Avaliação Psicológica Infantil e Adolescente
ISBN: 3127010108872
Páginas: 0000
Ano: 2015
Edição: 1
Encadernação: Capa comum