Livraria do Psicologo e Educador: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL A PARTIR DE R$119

PARCELE SUAS COMPRAS EM ATÉ 12x SEM JUROS

5% DE DESCONTO NO PIX OU BOLETO

Pedagogia do Imaginário Infantil - Análise na Região de Trás-os-Montes

Autor: Dias, Elisa do Rosário F.

Pedagogia do Imaginário Infantil - Análise na Região de Trás-os-Montes

De: R$ 69,00

-20%

Por: R$ 55,20

ou em 1X de R$ 55,20 sem juros

No Pix ou Boleto: R$ 52,44

Comprar
Calcular Frete

Disponibilidade:

PRODUTO EM ESTOQUE

IMPORTANTE:

- O prazo para entrega do pedido passa a ser considerado a partir do 1º dia útil após a confirmação do pagamento do pedido pela instituição financeira.
- O envio será considerado conforme a coleta da empresa de transporte, em alguns casos no dia subsequente.
- Em caso de falta de estoque de um ou mais itens, O comprador será informado e os itens do pedido serão enviados separadamente. Caso isso aconteça, não haverá cobrança de qualquer custo adicional e o prazo de entrega adicional dos demais produtos será informado ao comprador.

Sinopse

Abordar algumas matrizes da pedagogia do imaginário infantil e a sua natureza contextual no interior transmontano, indagando acerca da sua especificidade, nortearam a realização deste livro. Neste sentido, para além de uma explanação teórica sobre a peculiaridade do imaginário infantil, a autora realizou, numa primeira fase, uma exploração dos contos do autor transmontano Trindade Coelho (1861-1908) e, posteriormente aplicou a técnica de investigação de análise de conteúdo a cinquenta contos produzidos por crianças transmontanas a finalizarem o primeiro ciclo de escolarização. Desta dupla análise foi possível aceder a um conjunto de valores e crenças que parecem edificar um imaginário específico-existenciado e conduzir à necessidade de reclamar uma pedagogia própria. Da categorização realizada a partir dos contos produzidos pelas crianças evidencia-se uma certa continuidade valorativa-cultural no imaginário transmontano, relativamente às fontes da tradição e emerge uma leitura «contrastante» com a do «mundo globalizado. Uma pedagogia promotora do imaginário infantil parece dever ter como ponto de partida, a identificação e análise das necessidades e virtualidades de um imaginário proprium e sempre complexo. Urge reconsiderar o campo ideário do saber ocidental, pois se procurámos a universalização através da racionalização e se o iluminismo foi o nosso guia, talvez seja o momento de salvaguardarmos a diferenciação através do imaginário.

Ficha Técnica

Editora: INSTITUTO PIAGET

Especialidade: EDUCAÇÃO, EDUCAÇãO E PEDAGOGIA

ISBN: 9789727719259

Páginas: 0233

Ano: 2008

Edição: 1

Inscreva-se e fique por dentro das novidades