Autor: FRANZ RESCH
Autor: GEORG ROMER
Autor: KLAUS SCHMECK
Autor: INGE SEIFFGE KRENKE
OPD-CA-2 - Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado para a Infância e Adolescência - Base Teórica e manual do usuário
De: R$ 180,00
-15%
Por: R$ 153,00
ou em 5X de R$ 30,60 sem juros
No Pix ou Boleto: R$ 145,35
ComprarCalcular Frete
Disponibilidade:
PRODUTO EM ESTOQUE
IMPORTANTE:
- O prazo para entrega do pedido passa a ser considerado a partir do 1º dia útil após a confirmação do pagamento do pedido pela instituição financeira.
- O envio será considerado conforme a coleta da empresa de transporte, em alguns casos no dia subsequente.
- Em caso de falta de estoque de um ou mais itens, O comprador será informado e os itens do pedido serão enviados separadamente. Caso isso aconteça, não haverá cobrança de qualquer custo adicional e o prazo de entrega adicional dos demais produtos será informado ao comprador.
Apresentamos o OPD-CA-2, o manual essencial para terapeutas e psiquiatras de orientação psicodinâmica que atuam com crianças e adolescentes. Após o grande sucesso do Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado para Adultos (OPD-2), desenvolvemos essa versão adaptada, especificamente voltada para a avaliação infantil e juvenil.
O OPD-CA-2 é um sistema de diagnóstico multiaxial que combina as perspectivas psicodinâmica, de desenvolvimento e clínica psiquiátrica. Baseado em quatro eixos alinhados com a nova abordagem dimensional do DSM-5, aborda as seguintes áreas: relações interpessoais, conflitos, estrutura e pré-requisitos para o tratamento.
Por meio de uma entrevista inicial e avaliação dos eixos mencionados, os profissionais podem obter uma compreensão abrangente da psicodinâmica do paciente. O manual oferece listas de verificação e formulários de avaliação fáceis de usar, facilitando o processo diagnóstico.
Recebemos recomendações de renomados especialistas na área, como o Prof. Otto F. Kernberg e o Prof. Dr. Hans Steiner, que destacam a clareza e abrangência diagnóstica do OPD-CA-2. Este livro é uma ferramenta essencial para a prática clínica, oferecendo uma abordagem empiricamente baseada e clinicamente testada para o diagnóstico e indicações de tratamento na psicopatologia infantojuvenil.
Sumário:
1 Introdução
2 Idades e conceitos de desenvolvimento
2.1 Fundamentos teóricos do conceito de desenvolvimento no OPD-CA-2
2.2 Os grupos etários
3 A importância do contexto de desenvolvimento
3.1 Família
3.2 Jardim de infância e escola
3.3 O brincar e o lazer.
3.4 Pares, amizades e parceiros românticos
3.5 Corpo, conceito do corpo, doença e papel de gênero
3.6 Redes sociais, cultura e migração
4 Experiência passada e descobertas empíricas relacionadas ao OPD-CA
4.1 Eixo das relações interpessoais
4.2 Eixo do conflito
4.3 Eixo da estrutura
4.4 Eixo de pré-requisitos para o tratamento
4.5 Conclusão
5 Concepção teórica dos eixos
5.1 Relações interpessoais
5.2 Conflito
5.3 Estrutura
5.4 Eixo de pré-requisitos para o tratamento
6 Avaliação diagnóstica e a entrevista do OPD-CA-2
6.1 Avaliação diagnóstica
6.2 A entrevista do OPD-CA-2
Parte 2: Manualização dos eixos
7 Primeiro eixo: Relações interpessoais
7.1 Modelo circumplexo do OPD-CA-2
7.2 Operacionalização
7.3 Nível de avaliação A: díades
7.4 Nível de avaliação B: a ressonância interna do examinador
7.5 Nível de avaliação C: círculo autorreferencial
7.6 Informações específicas para a avaliação diagnóstica
8 Segundo eixo: Conflito
8.1 Proximidade versus distância
8.2 Submissão versus controle
8.3 Cuidar de si versus ser cuidado
8.4 Conflito de autoestima
8.5 Conflito de culpa
8.6 Conflito edípico
8.7 Conflito de identidade
8.8 Informações para a avaliação diagnóstica
Ficha Técnica
Editora: HOGREFE
Especialidade: SAúDE MENTAL
ISBN: 9786589092773
Páginas: 0302
Ano: 2024
Edição: 1
Encadernação: Capa comum