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GESTAO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA TERRITORIALIZACAO

Autor: BRAVO, ISMAEL

GESTAO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA TERRITORIALIZACAO

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Sinopse

Para promover a integração e participação na Gestão Escolar, visando uma maior motivação dos alunos, é preciso considerar as condições sociopolíticas e econômicas em que eles e sua escola estão inseridos. A estratégia, por excelência, para a promoção da qualidade do ensino está na participação da sociedade comprometida com a democracia, o que possibilita enfrentar as desigualdades econômicas, políticas e culturais. A formulação de políticas educacionais deverá, também, levar em conta aspectos como a conurbação, que se constitui do encontro entre duas ou mais cidades; a favela, formada pelo conjunto de habitações construído de forma irregular em locais sem infra-estrutura social básica; a periferia, contorno indicativo da delimitação geográfica, pelo conjunto de bairros distantes do centro urbano de uma cidade, e as áreas de transição faixas territoriais em que não há uma homogeneidade na definição dos aspectos sociais, econômicos e culturais. A inquietude do tema surge pela desatualização das bibliografias, no universo educacional, ao contextualizar o espaço geográfico e, em especial, para a gestão das políticas públicas educacionais. Para melhor compreender o modo como a sociedade civil organizada trata a educação local, traz-se, à luz da realidade metropolitana, a relação existente entre a educação e a comunidade, considerando o modo como ocorreu o processo educativo, ao longo dos anos, e as características sociais, políticas e econômicas da região, de modo que fundamentem a necessidade de uma política pública educacional calcada na realidade territorial.

Ficha Técnica

Editora: ATOMO / ALINEA

Especialidade: EDUCAÇÃO, LITERATURA

ISBN: 9788575162088

Páginas: 0122

Ano: 2007

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

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