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Genealogia Das Práticas Pedagógicas E A Disciplinarização Dos Corpos Na Educação Infantil Pública De

Autor: Diez, Carmen Lúcia Fornari
Autor: Gaspar, Deivid Beckhauser

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Sinopse

Esta obra, a partir da linha de pesquisa Políticas e Processos Formativos em Educação e do pensamento de Michel Foucault, procura abordar a temática sobre Educação Infantil pública no município de Urubici (SC). Com o intuito de compreender como se constituíram e se configuraram as práticas pedagógicas, a partir das relações de poder-saber, instrumentalizadas pela disciplinarização dos corpos infantis. Nesta perspectiva, buscamos analisar criticamente os dados à luz da genealogia foucaultiana como teoria/metodologia, trazendo à tona o conceito de genealogia nas suas relações de poder-saber sobre a infância. Com fundamento nas obras de Foucault Vigiar e Punir, Do Governo dos Vivos e Microfísica do Poder consideramos a importância da compreensão da dinâmica das relações de poder através dos gestos, dos comportamentos, das classificações e dos exercícios de docilização através da governamentalidade sobre a gestão das populações, como o poder que se exerce sobre os corpos. Em seguida descrevemos a arte de governar crianças nas práticas sociais, na assistência e legislação da infância no Brasil. Destarte edificamos uma visão genealógica, da Educação Infantil Pública do município de Urubici (SC), destacando a proveniência e a emergência na invenção das políticas no âmbito da assistência para a infância, nos movimentos de constituição e expansão da Educação Infantil pública, na arte de governar ao disciplinar os corpos, e as memórias de egressos da Educação Infantil pública, sendo que tais memórias foram arroladas a partir de pesquisa empírica.

Ficha Técnica

Editora: EDITORA CRV

Especialidade: EDUCAÇÃO, LITERATURA

ISBN: 9788544406236

Páginas: 0182

Ano: 2015

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

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