Livraria do Psicologo e Educador: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL A PARTIR DE R$119

PARCELE SUAS COMPRAS EM ATÉ 12x SEM JUROS

5% DE DESCONTO NO PIX OU BOLETO

Bullying e a Superdotação na Escola

Autor: Silva, Alex Almeida da
Autor: Rondini, Carina Alexandra

Bullying e a Superdotação na Escola

Avise-me quando disponível

Sinopse

O bullying se revela através de ações violentas contra um mesmo indivíduo e de maneira constante. O alvo do bullying (a não aceitação daquilo que surge como diferente) sofre danos físicos e psicológicos, os quais influenciam dire­tamente seu desempenho escolar, assim como a sua relação com amigos, familiares e a comuni­dade que o cerca, desenvolvendo um sentimento de exclusão social. Diante disso, o aluno superdo­tado pode ser tachado como diferente e se tor­nar alvo de agressões constantes. Portanto, este trabalho teve por objetivo analisar as interfaces entre a superdotação e o bullying, dentro do con­texto escolar, partindo da hipótese de que mitos e preconceitos em torno da superdotação con­tribuem para que o superdotado se envolva com bullying. Os resultados apontam que o superdo­tado pode assumir o papel de vítima, agressor e/ ou vítima passiva, em uma situação de bullying. Por outro lado, algumas características da super­dotação podem contribuir para que o superdota­do lide melhor com as consequências do bullying, assumindo uma postura intervencionista ao presenciar uma situação de bullying. Além disso, as áreas de dotação podem influenciar na manei­ra com que o superdotado realiza as agressões, quando assume o papel de agressor.

Ficha Técnica

Editora: JURUA

Especialidade: PSICOLOGIA GERAL

ISBN: 9788536288864

Páginas: 0074

Ano: 2019

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

Inscreva-se e fique por dentro das novidades