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Alfabetização Com Letramento - Uma Análise À Luz Da Proposta Curricular De Santa Catarina

Autor: Coan, Ivonete Benedet Fernandes
Autor: Almeida, Maria de Lourdes Pinto de

Alfabetização Com Letramento - Uma Análise À Luz Da Proposta Curricular De Santa Catarina

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Sinopse

Esta pesquisa teve por objetivo analisar conteúdo e pressupostos teórico-metodológicos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina, para identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado Catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. O estudo teve por base a perspectiva epistemológica histórico-crítica, sob a qual efetuou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura sobre as categorias pesquisadas. A questão norteadora das discussões foi a de pensar de que maneira a Proposta Curricular Catarinense cumpre sua função de orientar o trabalho de alfabetização com letramento dos professores dos primeiros anos do ensino fundamental nas escolas públicas estaduais. A importância de responder a esse questionamento reside em refletir sobre a autonomia dos Estados da Federação em desenvolver uma Proposta Curricular para as escolas públicas estaduais e que as orientações sejam de fato a base do trabalho pedagógico para as escolas. Para que se efetive, há necessidade de que os professores da rede de ensino compreendam os conteúdos veiculados na Proposta, composta sob o materialismo histórico de perspectiva marxista.

Ficha Técnica

Editora: EDITORA CRV

Especialidade: EDUCAÇÃO, LITERATURA

ISBN: 9788544400401

Páginas: 0212

Ano: 2014

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

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