Livraria do Psicologo e Educador: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL A PARTIR DE R$119

PARCELE SUAS COMPRAS EM ATÉ 12x SEM JUROS

5% DE DESCONTO NO PIX OU BOLETO

TIME-R - Kit - Teste Infantil De Memória - Forma Reduzida

Autor: TATIANA PONTRELLI MECCA
Autor: CINTIA PEREZ DUARTE
Autor: ELIZEU COUTINHO DE MACEDO

TIME-R - Kit - Teste Infantil De Memória - Forma Reduzida

Avise-me quando disponível

Sinopse

Uso exclusivo para Psicólogos. Sua venda está condicionada à apresentação do CRP, por determinação do Conselho Federal de Psicologia. O mesmo não pode ser comercializado para outros profissionais.

O instrumento apresenta aplicabilidade na avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldades esco­lares ou pré-escolares. Avalia os processos subjacentes à memória de curto-prazo, especificamente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinando.

- Teste focado na avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento;
- Maior probabilidade de identificação de atrasos cognitivos para intervenção precoce;
- Alterna instruções e respostas verbais e visuais, para maior aprofundamento do diagnóstico;
- Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.

A memória de curto prazo possui um papel importante na aprendizagem, há evidências da sua relação com o desenvolvimento das habilidades verbais e acadêmicas, tais como leitu­ra, escrita e matemática.

No Brasil, há uma lacuna no que tange à avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento, como em pré-escolares. Estudos mostram a importância de avaliar habilidades cognitivas precocemente.

• Público Alvo:
Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses com capacidade linguística minimamente preservada (compreensão de instruções e expressão de palavras isoladas).

• Contexto:
Psicólogos que atuam com crianças pré-escolares e crianças no início da esco­larização com queixas de atrasos ou dificuldades no de­senvolvimento, sobretudo clínicos com conhecimento em neuropsicologia e/ou psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicodiagnóstico.

• Aplicação:
Este teste deve ser aplicado individualmente. Todas as figuras devem ser apresentadas às crianças para garantir a familiaridade com as mesmas, e sugere-se so­licitar que a criança nomeie cada uma delas, quando mostradas individualmente. Todos os itens devem ser registrados na folha de resposta, para posterior correção.

• Normatização:

A normatização do TIME-R foi realizada com 379 crianças dos Estados de São Paulo e São Luís do Mara­nhão, pertencentes a escolas públicas e particulares, ten­do entre três e seis anos de idade. Não foram incluídas na amostra normativa crianças com dois anos de idade em função da baixa precisão do instrumento apresen­tada e da necessidade de outros estudos, especialmente com aumento da amostra para essa idade.


KIT COMPOSTO POR:
01 - Manual do TIME-R;
01 - Folha de Registro do TIME-R;
05 - Pranchas de estímulo para a prova 2;
22 - Cartões para a prova 3;
16 - Cartões e 5 pranchas para a prova 4;
01 - Prancha para os subtestes 5 e 6.

Ficha Técnica

Editora: HOGREFE

Especialidade: TESTES PSICOLÓGICOS, Atenção e Memória, AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL E ADOLESCENTE

ISBN: 9788585439880

Páginas: 0000

Ano: 2019

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

Inscreva-se e fique por dentro das novidades