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COLECAO FILOSOFOS E A EDUCACAO - DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MEDIO

Autor: CEDIC

COLECAO FILOSOFOS E A EDUCACAO - DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MEDIO

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Sinopse

A coleção Os Filósofos e a Educação – Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio é composta por 4 DVDs mais livro texto, e traz um dos filósofos e educadores mais reconhecidos do Brasil, Antonio Joaquim Severino, doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade de Educação da USP, falando das inestimáveis contribuições à educação de pensadores como Sócrates, Aristóteles, Platão, Kant, Nietzsche e Gramsci.

Quantidade de DVDs: 04

• DVD 1 – Sócrates – Platão – Aristóteles

O pensamento desses filósofos gregos está profundamente ligado à educação. Sócrates faz uma defesa intransigente do conhecimento, Platão apresenta a perfeição do mundo das idéias e Aristóteles acredita que a educação é a transformação em ato das potencialidades dos homens. Para eles, a educação deve ser o processo para levar o homem ao máximo possível de sua perfeição. Conteúdo:
- Educação e o processo do homem rumo à perfeição
- A busca do sentido em nossas ações
- Sócrates e a defesa do conhecimento
- A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica
- Entendimento, moral e virtude
- Platão: o Mundo das Idéias
- Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência
- O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média

• DVD 2 – Kant

Immanuel Kant, um dos mais importantes filósofos da história, foi diretor de escola e professor. Ele representou o momento mais significativo da filosofia na Idade Moderna e ainda influencia profundamente os pensadores da atualidade. Para Kant, todos os investimentos pedagógicos dever ser na direção de promover a disciplina, não como forma de opressão, mas para se superar o comportamento puramente instintivo. Valorizava a ampliação do conhecimento, particularmente o conhecimento científico, mas também da arte e da estética. Acreditava, enfim, que o sujeito deveria tornar-se cada vez mais moral, prudente, culto e emancipado. Conteúdo:
- Comparação entre o projeto iluminista da Modernidade e filosofias anteriores. O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os fenômenos.
- Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento
- A ciência e a moral na escola
- As condições da razão teórica e as possibilidades da razão prática
- A Educação e a emancipação do sujeito

• DVD 3 – Nietzsche

Para Nietzsche, a educação deve despertar as potências dionisíacas do homem, o que pressupõe uma crítica radical aos valores da cultura racionalista presente na filosófica, na ciência e na própria religião. Segundo o filósofo alemão, a filosofia, a ciência, a religião precisam ser superadas, para que o homem possa agir por força de suas potências vitais, pela pulsação da vida, e não da razão lógica. A educação, portanto, deve estar no sentido da busca da liberdade do espírito, na potencialização da vontade de poder do indivíduo e da constituição de um homem superior, sem as amarras da religião, do Estado e dos valores morais ocidentais. Conteúdo:
- Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo
- Uma filosofia construída a marteladas
- A crítica à cultura decadente do mundo ocidental
- Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais
- Propondo a constituição de um homem superior
- A educação em busca da liberdade do espírito

• DVD 4 – Gramsci

Segundo Gramsci, a educação tem participação fundamental na elaboração, sistematização e irradiação da concepção de mundo que estabelece a ordem social tal como ela é, pois prepara os intelectuais, que são os agentes dos aparelhos de hegemonia. A educação tem assim papel importante na configuração, na disseminação e na reprodução da ideologia e, consequentemente, na preservação do poder das classes dominantes. Mas ela atua também como força de transformação social mediante a elaboração, sistematização e disseminação de concepções de mundo contra-ideológicas. É nessa tensão constante que o educador exerce suas atividades, ora de preservação da ordem já constituída, ora de transformação dessa realidade. Conteúdo:
- O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são
- A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso
- O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade
- A educação, a ideologia e a contra-ideologia
- A educação como força de transformação
- Consciência teórica e vida real
- Atividade teórica e atividade prática

Acompanha: Livro texto (37 páginas / 20,5 x 27,5 cm / acabamento: cola – brochura)

Ficha Técnica

Editora: ATTA MIDIA E EDUCACAO

Especialidade: EDUCAÇÃO, FILOSOFIA DA EDUCAÇãO

ISBN: 9788575302941

Páginas: 0000

Ano:

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

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